Esta sensação sentida no campo de visão pode ser preocupante. No entanto, grande parte das moscas volantes são normais e facilmente resolvidas com ajuda de um oftalmologista.
O que são as Moscas Volantes?
Estas pequenas irregularidades sentidas em todo o campo visual são pequenos resíduos que flutuam no vítreo (enchimento gelatinoso no globo ocular). Estas estão em constante movimento e quando fazem sombra na retina, são observadas no campo visual, particularmente quando este é claro, pois existe um maior contraste.
Principais causas do seu aparecimento
Geralmente, estes pequenos filamentos podem desenvolver-se devido a modificações no vítreo respeitantes à idade. Com a idade, os olhos começam igualmente a envelhecer, o líquido espesso presente no vítreo começa a deteriorar-se e torna-se mais líquido que o normal, começando-se a dispensar no globo ocular.
Além da idade, quando o vítreo se separa da superfície da retina pode provocar o aparecimento de moscas em forma de anéis, uma vez que o estímulo da retina produz cintilações no olho.
Tratamentos mais eficazes para eliminar as Moscas Volantes
Numa grande parte dos casos, não é necessário proceder a um tratamento. As moscas volantes podem desaparecer com o tempo. Contudo, quando estas apresentam um tamanho avantajado e em grande número, provocando dificuldades em ver, o especialista pode aconselhar fazer uma cirurgia a laser para as eliminar.
De modo geral, muitas das moscas volantes que aparecem na visão são incomodativas, mas inofensivas. Caso sofra deste problema na sua visão, aconselhamos a consultar um profissional de saúde visual.