Primeiros Sinais da Miopia Infantil
A Miopia é um erro refrativo que afeta a morfologia do globo ocular e que altera a forma como as imagens são enviadas para o cérebro. Nos casos de miopia o globo ocular é maior do que deveria ser e a córnea pode ficar mais curva do que o normal. Por sua vez, resulta a que as imagens fiquem desfocadas e de difícil perceção numa visão a maior distância.
A Miopia infantil afeta cada vez mais crianças, principalmente em idade escolar. Quando as crianças iniciam os anos escolares demonstram sintomas mais evidentes e claros de erros refrativos nos olhos. Isto acontece porque o rendimento escolar não é suficiente, existem queixas frequentes de dor de cabeça ou queixam-se de não ver bem o quadro da sala de aula.
A principal causa de miopia é desconhecida, contudo, sabe-se que existe uma base genética para o seu desenvolvimento. Atualmente, ainda não existem formas de prevenir o seu aparecimento.
Sinais mais comuns
A Miopia dificulta a percepção de observar imagens que se encontrem a longas distâncias. Quando este problema visual afeta as crianças, os sinais podem ser difíceis de entendimento, principalmente quando a Miopia Infantil afeta apenas um olho.
Normalmente, a visão ao perto não é afetada, contudo em casos mais graves a miopia pode desenvolver outras doenças visuais.
- Dores de cabeça;
- Esfregar os olhos com frequência;
- Queixas de visão desfocada em distâncias longas;
- Falta de concentração;
- Semicerrar os olhos para focar imagens mais distantes;
- Dificuldades em ler a longas distâncias;
- Ler e escrever com os olhos muito perto.
As crianças podem ter maior dificuldade em demonstrar que sentem dificuldades em ver, contudo manifestam-se inconscientemente a partir de diversos sinais. Nos adultos os problemas oculares são mais perceptíveis, uma vez que a dificuldade visual é mais fácil de ser identificada.
Tratamentos mais eficazes
Existem várias formas de tratar a miopia infantil, contudo é fundamental analisar caso a caso para que seja realizado um tratamento adequado. As diversas formas de tratamento desta doença ocular são o uso de lentes, seja pelo uso de óculos graduados ou lentes de contacto, ou pela realização de uma cirurgia refrativa.
Para as crianças até aos 15 anos, é recomendado a utilização de óculos graduados com lentes unifocais. As lentes de contacto podem ser utilizadas a partir dos 15 anos, contudo não poderão existir contraindicações como por exemplo, alergias, falta de lubrificação, entre outros.
A cirurgia refrativa apenas é indicada para os casos de miopia em pessoas maiores de 18 anos e que apresentem uma graduação estável há, pelo menos, um ano. No entanto, a cirurgia deve ser estudada previamente por um profissional caso a caso.
Caso note algum dos sintomas acima mencionados aconselhamos que consulte um especialista para poder analisar e diagnosticar a doença ocular o mais precoce possível.
Quando mais depressa uma doença visual for diagnosticada mais eficaz será o tratamento e a adaptação ao mesmo.