As lentes de contacto são pequenas lentes graduadas, colocadas diretamente no olho. Estas lentes corrigem erros refrativos e mantêm a visão regulada e saudável. Quando colocadas no olho, estas lentes ficam na película lacrimal na superfície da córnea, permitindo que a visão seja corrigida.
Atualmente, as lentes de contacto podem ser transparentes e não alterar a cor do olho ou, para além de corrigirem a visão, podem mudar a cor dos olhos.
Tipos de Lentes de Contacto
Existem diversas lentes de contacto disponíveis no mercado. Estas lentes podem ter diferentes finalidades e nem sempre são usadas com o mesmo objetivo. Cada lente adapta-se ao olho e corrige diversos problemas visuais como, por exemplo, miopia, astigmatismo, hipermetropia ou outros.
A escolha do tipo de lente pode ser distinta, conforme o gosto pessoal ou a frequência com que as quer mudar, ou seja, pode optar por lentes diárias, quinzenais ou mensais.
As lentes de contacto podem possuir várias dioptrias. Antes de abrir o pacote com as Lentes de Contacto ou na receita das mesmas, poderá encontrar qual a graduação que corresponde a cada olho.
Existe lentes para tratamentos monovisão, bifocais e multifocais. As lentes esféricas corrigem problemas de hipermetropia e miopia, e as lentes tóricas tratam a visão que sofre de astigmatismo.
Antes de colocar as Lentes de Contacto, tenha em atenção:
- Limpe corretamente as mãos: antes de tocar nas lentes, seja para as colocar ou retirar dos olhos, lave muito bem as mãos com sabão neutro e seque-as bem. Assim, o manuseamento das lentes é mais fácil e o risco de ficarem contaminadas é menor.
- Sentir desconforto visual não é normal: se ao colocar as lentes, sentir algum desconforto nos olhos, deve retirar assim que possível as mesmas. As lentes podem ter alguma sujidade que provoque esse desconforto, para isso recomendamos que as retire e as limpe no líquido próprio. Antes de as colocar, certifique-se que não existem riscos.
- Tenha sempre uns óculos graduados: mesmo utilizando lentes é fundamental usar óculos graduados para que os olhos descansem adequadamente.
- Certifique-se que possui solução para as lentes: é importante ter sempre líquido de reserva para as lentes de contacto. Não é aconselhado utilizar água ou outra solução nas lentes de contacto, pois podem ficar contaminadas e ferir os olhos.
5 Etapas essenciais para colocar as Lentes de Contacto
- Limpe as mãos
Comece por lavar as mãos sem usar sabão com óleo, use preferencialmente sabão neutro. Assim, evita a contaminação de germes nas lentes e mantém as mesmas sem manchas ou oleosas. Após a lavar as mãos, seque-as bem e certifique-se que não ficam húmidas.
- Retire a lente de contacto da caixa
Retire a lente de contacto cuidadosamente da caixa e coloque a lente na ponta do seu dedo. Certifique-se que a lente fica curvada para cima (formando uma taça).
- Comece sempre pelo mesmo olho
Cada lente é adequada a cada olho e à necessidade do mesmo. O olho esquerdo pode necessitar de mais graduação que o direito ou vise-versa. Aconselhamos a começar a colocar a lente de contacto sempre no mesmo olho, pois assim tem menos probabilidade de trocar as lentes.
- Afaste as pálpebras para colocar a lente
A mão que não segura a lente, use-a para afastar a pálpebra superior e use o dedo médio da mão que segura a lente para empurrar a pálpebra inferior para baixo, deixando o olho totalmente aberto.
- Certifique-se que colocou bem as lentes
Após colocar a lente no seu olho, olhe devagar para a esquerda e para a direita. Pestaneje lentamente e assegure-se que a lente está bem colocada no olho e não irá saltar.
Ficou com dúvidas ou quer começar a usar lentes de contacto? Fale connosco e teremos todo o gosto em aconselhar quais as melhores lentes para a sua visão.