fbpx

Balcão dos Óculos

Mitigando a Fadiga Visual: Estratégias para quem passa muito tempo ao computador

Fadiga visual é a exaustão ocular resultante do esforço prolongado, causando desconforto, visão embaçada e dores de cabeça.

A fadiga visual ou astenopia digital, uma condição ocular relacionada ao uso de monitores, está a tornar-se cada vez mais comum e afeta principalmente aqueles que passam mais de 2 horas diárias nestes dispositivos. Comummente descrita pelos pacientes como “olhos cansados” ou “cansaço ocular”, engloba uma série de sintomas visuais.

Principais queixas associadas:

  • Fadiga visual;
  • Sensibilidade aumentada à luz;
  • Dificuldade em focar imagens;
  • Lentidão na transição de foco entre distâncias;
  • Irritação, olhos vermelhos e sensação de secura ou lacrimejamento;
  • Comichão nos olhos;
  • Dores de cabeça;
  • Sensação de peso nas pálpebras.

Geralmente, estas queixas são mais intensas no final do dia e tendem a melhorar com o descanso.

Os monitores causam fadiga visual digital

O uso de computadores e telemóveis necessita de um foco próximo, forçando os músculos oculares a contraírem, principalmente o músculo ciliar responsável pela adaptação à visão próxima.

Este esforço prolongado acaba por sobrecarregar a capacidade de acomodação ocular, assim como a convergência dos olhos para a leitura. Em simultâneo, a concentração intensa leva a uma diminuição no piscar, aumentando o risco de secura ocular.

A posição horizontal ao ler em computadores facilita a evaporação da humidade ocular, ao contrário da leitura em papel, onde os olhos estão mais cobertos pelas pálpebras.

Avaliação oftalmológica

Muitos buscam um oftalmologista na esperança de prescrição de “óculos de descanso”. Embora óculos corretivos sejam recomendados para erros refrativos, eles por si só não solucionam os problemas relacionados à astenopia digital.

Assim, o tratamento deve abordar diversos fatores relacionados ao paciente e ao ambiente de uso dos dispositivos, sendo os óculos apenas uma parte desse processo.

Se você apresenta sintomas ligados ao uso de monitores, é recomendado consultar um oftalmologista para avaliação e tratamento individualizado.

Estratégias para prevenir a fadiga visual digital

  1. Diagnosticar e tratar problemas de visão, incluindo erros refrativos e outros distúrbios visuais;
  2. Manter os monitores limpos e ajustados para uma luz semelhante ao ambiente;
  3. Posicionar os monitores corretamente, evitando assim reflexos e brilho direto;
  4. Preferir iluminação natural ou artificial difusa e ambiente com temperatura e humidade adequadas;
  5. Cuidados oculares como piscar voluntariamente e usar gotas oftálmicas em caso de desconforto;
  6. Fazer pausas regulares para relaxar os olhos, seguindo a regra 20-20-20: a cada 20 minutos de trabalho, olhar por 20 segundos a uma distância de 20 pés (cerca de 6 metros).

Se passa muito tempo ao computador, tenha atenção à exposição prolongada aos ecrãs. A luz emitida por estes dispositivos é prejudicial para a saúde. Se procura maior proteção, conheça os óculos para gaming com as lentes Shamir Millenium.

Partilhar:

Artigos Relacionados