Como cuidar da sua visão com o avançar da idade
Os seus olhos já têm defesas incorporadas, que são elas as pálpebras, pestanas e córneas e as cúpulas que protegem a íris e a pupila. Mas existem medidas que pode adicionar à proteção da sua visão. São elas:
Histórico familiar
É necessário que saiba o histórico de saúde da sua família e faça exames regulares. Deverá saber se existem casos de diabetes, historial de tensão arterial elevada, entre outros fatores. E claro estes fatores são ainda mais importantes saber quando tem mais de 65 anos.
Exercício físico
É de senso comum que o exercício físico faz bem à saúde, mas não só à saúde em geral, mas também à sua visão. Exercite-se sempre que puder.
Dieta saudável
Sabia que vários estudos demonstraram que os antioxidantes podem reduzir o risco de cataratas. E como são obtidos? Através de várias fruta e legumes de cores vivas ou verdes escuros. Também deve optar por peixe rico em ácidos gordos ómega 3, pois diminuem o risco de degeneração macular.
Tabaco
Todos sabem que o tabaco tem muitos riscos para a saúde. E o tabaco também pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças oftalmológicas relacionadas com a idade, como cataratas e degeneração macular.
Raios UV
Use sempre óculos de sol ou óculos graduados que tenham 100% de proteção dos raios ultravioleta. As lentes ou os revestimentos de proteção são ainda mais importantes na água, na praia e na neve, pois são superfícies brilhantes que podem causar o encadeamento e reflexos potencialmente perigosos.
Luz azul
Quanto menos tempo passar frente a ecrãs melhor, muitos trabalhos hoje em dia não o permitem, por isso faça pausas regulares do ecrã. Também deve investir em revestimentos de lentes de proteção, que neutralizam a luz azul.
Mudanças na sua visão
Ao notar diferenças na sua visão deve marcar uma consulta com um oftalmologista e pode faze-lo no Balcão dos Óculos. Alguns sintomas são a visão dupla, dificuldades em ver com pouca luz e dores oculares. Comece já hoje a cuidar da sua visão.