A dor de cabeça é um dos primeiros e mais comuns sinais de problemas oculares. Este é um sintoma que pode afetar diretamente o dia-a-dia e toda a produtividade no trabalho, na escolha ou em tarefas domésticas. Contudo, este é um problema que pode ser tratado com a graduação correta.
Sintomas de Alerta – Problemas Visuais
Um dos sintomas mais comuns e que deve estar alerta são as dores de cabeça. Este é um sinal cada vez mais comum quando se trata de problemas visuais. Quando necessitamos de utilizar óculos graduados ou alterar a graduação da mesma, os olhos começam a fazer maior esforço em grande parte das atividades do dia-a-dia.
Hipermetropia
Atualmente, não existem evidências que a hipermetropia decorre de fatores externos, geralmente esta é uma doença ocular com fatores hereditários.
Primeiros Sintomas:
- Dores de cabeça e/ou fadiga visual;
- Dificuldade em ler ou escrever;
- Dificuldade em focar imagens/objetos a pequenas distâncias.
Miopia
Geralmente, este problema ocular resulta do histórico familiar, contudo não é determinante. Atualmente, o número de pacientes com miopia aumentou e este número crescente resulta da utilização excessiva de aparelhos eletrónicos, assim como o pouco tempo em espaços exteriores.
Quando este problema visual se manifesta durante os primeiros anos de vida, tem tendência a agravar-se. Para diminuir o agravamento de miopia em crianças e jovens, recomendamos que em idade escolar sejam feitos exames visuais periódicos.
Primeiros Sintomas:
- Franzir os olhos para focar imagens/objetos;
- Visão desfocadas em longas distâncias;
- Dores de cabeça e/ou cansaço visual.
Astigmatismo
Esta doença visual acontece quando a curvatura da córnea, ao contrário de ser redonda, apresenta-se oval. O astigmatismo deixa as imagens na retina desfocadas para diversas distâncias.
Primeiros Sintomas:
- Dificuldade em focar imagens/objetos ao perto e ao longe;
- Dores de cabeça e/ou cansaço visual;
- Visão periférica pouco nítida.
Presbiopia
A presbiopia tem maior incidência em pacientes acima dos 40 anos. Esta doença resulta do processo de envelhecimento, ao longo dos anos o músculo presente no olho começa a perder a elasticidade e força, diminuindo o foco em distâncias mais curtas.
Primeiros Sintomas:
- Dores de cabeça e/ou cansaço visual;
- Dificuldade em focar imagens/objetos de pequenas distâncias.
Todas estas doenças visuais podem ser tratadas com a utilização adequada de óculos graduados ou lentes de contacto. Caso note algum dos sintomas acima mencionados aconselhamos que consulte um especialista para poder analisar e diagnosticar a doença ocular o mais precoce possível. Alguns casos podem recorrer a uma cirurgia.
Quando mais depressa uma doença visual for diagnosticada mais eficaz será o tratamento e a adaptação ao mesmo.