Os raios ultravioleta não atinge só a pele, mas trazem também consequências visuais devido à falta de proteção. Pode resultar em catarata precoce, lesão mácula da retina e até cegueira, e podem ser desenvolvidas logo na infância devido a uma exposição solar intensa sem proteção.
Proteger os olhos da criança dos raios UV desde cedo é o melhor para evitar problemas na idade adulta.
Dicas para Proteger a Visão no verão
- Óculos com lentes que contenham fatores de proteção UV, em qualquer idade. Existem óculos para todas as faixas etárias.
- Mesmo com óculos de sol, deve utilizar chapéus, pois protegem o rosto e, por sua vez os olhos.
- Em qualquer situação ao ar livre deve utilizar óculos de sol, não apenas na praia ou piscina. Se depois de um dia fora de casa, se existir sinal de vermelhidão, lacrimejo e dor, deve colocar compressas com água filtrada ou soro fisiológico gelado. Caso não haja melhora procure um oftalmologista.
- Para quem precise de lentes graduadas, uma das opções é colocar lentes fotossensíveis, pois estas lentes escurecem a partir do momento em que entram em contacto com os raios UV. Proporcionam conforto e proteção.
- A alimentação saudável, com bastante vitamina A e C, também ajuda na saúde visual. Opte por incluir na sua alimentação cenoura, ovos e verduras verdes.
- Há dias de verão enublados, até mesmo nesses dias deve utilizar óculos de sol, e com preferência das lentes fotossensíveis.
Mas não é apenas no verão que deve proteger a sua visão, pois ao longo do ano há sempre raios UV, mas variam, pois, existem alturas que estão mais elevados ou mais baixos. E claro, consulte regularmente o seu oftalmologista.