Por exemplo, a baixa acuidade visual ou incapacidade de focar corretamente, torna esta atividade desconfortável ou, até mesmo, impraticável.
Acompanhar a leitura é um desafio?
Algumas pessoas têm problemas visuais, o que torna a leitura um desafio, como no movimento dos olhos para ler o texto ao longo da página ou do ecrã. Assim, conheça alguns fatores que podem causar esta dificuldade:
1. Foco
Se o sistema visual de uma pessoa não for 100%, a qualidade da visão pode ficar comprometida. Esta condição é também conhecida como disfunção acomodativa.
Se assim for, a concentração necessária para focar ao perto pode ser desgastante, especialmente para as crianças. A dificuldade em acompanhar a leitura pode, também, ser causada por hipermetropia ou presbiopia, consoante a situação em questão, e se assim for o caso, o problema pode ser tratado com uma prescrição de lentes.
2. Sincronização e visão binocular
Os músculos ao redor dos olhos ajudam-nos a moverem-se em movimentos sincronizados e a estarem corretamente alinhados. Assim, se não estão devidamente coordenados, a pessoa pode experienciar visão turva e dificuldade em seguir o texto durante a leitura. O “olho preguiçoso” (ambliopia e/ou estrabismo) pode causar problemas de sincronização dos movimentos oculares. Ambas as condições afetam principalmente as crianças.
Contudo, as pessoas com estrabismo permanente, em que um olho está desviado constantemente, tendem a não ter dificuldades com a leitura, sendo que usam apenas o olho alinhado para processar o texto.
3. Visão periférica
Pessoas com um campo de visão limitado podem não conseguir processar uma palavra, frase ou parágrafo inteiro. A utilização de lentes oftálmicas pode ajudar a expandir o campo de visão.
Condições relacionadas com a visão
Para além dos problemas relacionados com o acompanhamento da leitura, a dificuldade em ler e a necessidade em semicerrar os olhos, pode ser um sintoma de uma das seguintes condições relacionadas com a visão:
Presbiopia
A capacidade em focar objetos ao perto, como em situações de leitura, tende a diminuir com a idade. Ao alcançar os 40 anos é notável que segura o telemóvel cada vez mais longe, colocando-o na zona de visão intermédia. Este fenómeno acontece porque os olhos têm dificuldade em focar objetos ao perto.
Astigmatismo
Sintomas como semicerrar os olhos e a fadiga ocular são piores ao se concentrar na leitura. O astigmatismo é causado pela córnea ser mais curva em diferentes pontos da sua superfície, dificultando a entrada de luz na zona correta da retina. As pessoas com astigmatismo têm a visão turva, especialmente quando tentam distinguir certos detalhes fundamentais na leitura.
Cataratas
As cataratas desenvolvem-se gradualmente e causam a opacidade do cristalino. Este fenómeno faz com que a lente fique menos transparente, o que pode dificultar na leitura, dada a falta de claridade.
Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
Um dos sintomas da DMRI é a visão desfocada, especialmente durante a leitura. Linhas direitas podem parecer curvas, podendo causar problemas no acompanhamento do texto.