fbpx

Balcão dos Óculos

Alimentos para uma visão mais saudável

Os nutrientes afetam as funções do corpo, como a capacidade de ver corretamente. Saiba os alimentos certos para uma visão mais saudável!

A expressão “come cenouras para teres os olhos bonitos.” afirma que a cenoura é um dos alimentos que contribuem para uma visão saudável, o que em parte é verdade e em parte não. A cenoura, tal como outros alimentos “bons”, contém nutrientes essenciais que verdadeiramente fazem bem aos olhos. Muitas substâncias não são produzidas pelo corpo e algumas vitaminas encontradas em certos alimentos podem ajudar neste processo. Assim, a alimentação é tão importante para os olhos.

1. Peixe

Como fonte de ácidos gordos, ómega 3 e vitaminas A, B6 e B12, D e E, os peixes como a sardinha, o bacalhau, o salmão, a truta e o atum estimulam a boa circulação sanguínea, o que permite que a estrutura ocular – em especial, a retina – receba bastante mais oxigénio, um fator essencial na saúde dos olhos.

Os ácidos gordos atuam também na prevenção da síndrome do olho seco, que causa vermelhidão e irritação nos olhos.

2. Cebola e Alho

Vitaminas B e C, cálcio e fósforo são alguns dos benefícios presentes na cebola e no alho, usados abundantemente no tempero da comida. Estes apresentam uma série de vantagens à saúde geral: melhoram a circulação sanguínea e controlam o colesterol, aumentam a quantidade de sangue que irriga os olhos e previnem pressões arteriais altas e diabetes, que podem trazer complicações como o glaucoma e a catarata. Gengibre e beterraba são outros alimentos que contribuem para uma visão saudável, também usados como condimentos.

3. Ovos

Vários estudos comprovam que o consumo regular de ovos diminui as probabilidades de degeneração macular, uma doença da retina que pode causar perda de visão se não for diagnosticada e bem tratada a tempo. São os carotenoides, responsáveis pela coloração amarela das gemas do ovo, que fornecem a luteína necessária para prevenir esta degeneração da retina. Contudo, ao serem ricos em colesterol, o seu consumo deve ser controlado.

Assim, a luteína é um dos principais amigos da saúde ocular. Esta contribui para reduzir o desconforto com o brilho, melhorar o contraste e aumentar o alcance visual.

4. Fruta, legumes e verduras

Estes alimentos de pigmentação amarela e verde são fonte de carotenoides, que, tal como nos ovos, atuam sobre os danos oxidativos à retina e previnem tanto danos celulares como a perda gradual da visão.

Por outro lado, os de cor laranja, contêm betacaroteno, uma forma indireta de obter vitamina A e, em alguns casos, vitamina C, ambas essenciais para o bom funcionamento do olho.

Em simultâneo, os vegetais de folha verde são fonte de luteína e ricos em ácido fólico, que estimula a produção de sangue e previne anemias, aumentando assim a quantidade de oxigénio recebido pelas células dos olhos.

Laranja, maçã, cenoura, abóbora, brócolos, aipo, espinafre e couves são alguns dos alimentos que devemos consumir com regularidade. Em paralelo, frutos de cor vermelha e roxa – morangos, framboesas, cerejas, mirtilos, amora – são bons exemplos de alimentos antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo assim no risco de desenvolver doenças.

5. Óleo de linhaça e azeite virgem

O olho seco é um dos grandes problemas de visão atualmente e um problema comum em pessoas de idade avançada. Assim, para combater os sintomas como a sensação de ardência, a sensação de corpo estranho e a sensibilidade à luz, o óleo de linhaça é uma boa ajuda natural. Este é uma fonte de vitamina E e de ácidos gordos ómega 3, 6 e 9, atuando sobre a hipertensão e o sistema imunológico.

O azeite virgem, tal como o peixe, é considerado o grande aliado na prevenção da degeneração macular, graças ao ómega 3.

Diminuição da capacidade acomodativa, alteração na perceção de cores, secura ocular, fotofobia, cegueira noturna e enfraquecimento do sistema imunológico são algumas das consequências desta falta de nutrientes.

Inimigos da visão

  • Excesso de açúcares;
  • Gorduras de origem animal;
  • Alimentos ricos em gorduras;
  • Bebidas alcoólicas.

Mas lembre-se, uma alimentação cuidada não corrige os seus problemas de visão, apenas previne o seu aparecimento precoce. Se já apresenta algum incómodo ou problema de visão, dirija-se a um profissional que lhe dará a ajuda necessária.

Partilhar:

Artigos Relacionados