A radiação UV pode causar danos severos à saúde, como o envelhecimento precoce, o cancro da pele, problemas oculares e até alterações no sistema imunológico. Contudo, o organismo beneficia da radiação ultravioleta de inúmeras formas.
Vantagens da radiação UV
Quando falamos em radiação ultravioleta, muitas vezes referimo-nos apenas aos perigos. Contudo, a radiação UV influencia diversos processos metabólicos em pessoas, plantas e animais.
O estilo de vida digital atual cinge-se a passar mais tempo em ambientes fechados, sem tanto a luz do dia. Assim, é importante sair mais vezes à rua e participar em atividades ao ar livre para o bem-estar da saúde corporal e mental.
Mas, não se esqueça de verificar que está a proteger corretamente a pele e os olhos contra o sol. Assim, não prescinda o uso de óculos de sol de alta qualidade ou de óculos de lentes incolores com filtro UV integrado até 400 nm.
Desvantagens da radiação UV
Quando o tema é proteção solar, a primeira coisa que surge é a pele. Porém, os olhos são igualmente sensíveis à radiação UV, ao sol ou à sombra.
Os olhos das crianças são mais sensíveis aos raios UV. Aos 20 anos, já esteve exposto, a cerca de metade da quantidade de radiação UV a que uma pessoa de 60 anos esteve exposta. Assim, sem a proteção necessária, arrisca-se a danificar as pálpebras e a pele ao redor dos olhos ou até a desenvolver outras doenças que afetam a córnea.
Para proteger eficazmente os olhos e a pele circundante, da radiação UV, é recomendada a utilização de óculos de sol e de óculos graduados de lentes incolores com máxima proteção UV até 400 nm.
Se utiliza lentes de contacto saiba que, embora existam lentes de contacto com proteção UV, estas não protegem a pele mais sensível das pálpebras. Assim, invista num bom par de óculos de sol que bloqueie a luz incidente.
A radiação na pele
A radiação também pode causar danos à pele. O bronzeamento excessivo ao sol e o uso frequente de solários são responsáveis pelo aumento da incidência de cancro na pele.
Os efeitos comuns, a longo prazo, do bronzeamento excessivo são poros e vasos sanguíneos dilatados, danos no tecido conjuntivo, pontos negros e pele seca. As doenças frequentemente denominadas “alergia ao sol” têm origem na luz do sol, especialmente pela luz ultravioleta. Por exemplo, a erupção polimorfa à luz, também conhecida como eczema solar, onde vermelhidão acompanhada de muita comichão, bolhas e nódulos formam-se sobre as áreas afetadas.
Consoante o tipo de pele a gravidade dos sintomas varia. A toma de determinados medicamentos simultaneamente à exposição à radiação UV pode desencadear uma reação semelhante à alergia.