Esta patologia leva à perda gradual da capacidade de ver bem ao perto, as pessoas apercebem-se deste problema quando precisam de afastar os objetos para ver nitidamente.
Sintomas da Presbiopia
A presbiopia apresenta sintomas aos quais deve estar atento. Entre os mais comuns está a dificuldade em ler letras pequenas, o hábito de segurar objetos à distância do braço, visão turva e fadiga ocular. E claro, que surgem dores de cabeça, além disso, o paciente passa a necessitar de mais luz para ver de forma mais clara e sente mais dificuldade ao ler à noite ou quando está cansado ou com níveis de stress elevados.
Causas da Presbiopia
O cristalino, que está atrás da íris, muda de forma para focar a luz na retina, permitindo-nos ver. Em idades mais jovens o cristalino é flexível.
Mas o processo do envelhecimento do cristalino começa cedo, começa a partir dos 10 anos e, após os 40 anos, o cristalino torna-se mais rígido. E torna algumas tarefas mais difíceis de realizar como a leitura ou enfiar uma linha na agulha.
Na faixa etária dos 65 anos, quase toda a flexibilidade do cristalino foi perdida e o problema estabiliza.
Diagnóstico
Muitas pessoas não se apercebem deste problema, pois surge lentamente e de forma gradual. A consulta médica só é uma opção quando a dificuldade ao ver ao perto dificulta o seu dia a dia. A partir dos 40 anos deve consultar o oftalmologista frequentemente.
A presbiopia pode ser detetada através de um exame com a dilatação do olho e através da leitura de um texto a uma distância que normalmente é confortável.
Tratamento
Não existe forma de reverter este processo normal do envelhecimento. Mas, é possível corrigir o problema recorrendo a diferentes tipos de tratamento:
- Óculos: os de leitura são uma ótima opção. Basta recorrer ao oftalmologista para determinar a graduação necessária.
- Lentes de contacto: são uma alternativa aos óculos.
- Cirurgia refrativa: pode reduzir a necessidade de usar óculos e é feita através de um laser.
- Implantes intracorneanos: colocados na córnea para corrigir a visão ao perto.
Prevenção
A presbiopia não pode ser prevenida. A pessoas que trabalham durante todo o dia em frente a ecrãs desenvolvem mais cedo este problema.
Outras estratégias que qualquer pessoa pode adotar para proteger a sua visão são:
- Visitar o médico oftalmologista com regularidade.
- Manter problemas de saúde crónicos sob controlo, como diabetes e tensão arterial alta.
- Proteger os olhos do sol, usando óculos de sol.
- Prevenir lesões oculares, usando óculos protetores quando estiver a realizar atividades como a prática de desporto ou pintar.
- Fazer uma alimentação saudável, rica em fruta, vegetais de folha e outros legumes, pois são alimentos que geralmente contêm um elevado teor de antioxidantes.
- Usar os óculos certos, com a graduação adequada.
- Ter uma boa iluminação.
Venha até ao Balcão dos Óculos e faça a sua consulta.