As lentes progressivas combinam as três zonas de distâncias óticas numa só lente, fornecendo correção da visão para curtas, médias e longas distâncias. As lentes multifocais progressivas, explicado de maneira simples, eliminam as linhas e texturas visíveis nas lentes, com transições invisíveis entre as zonas de distância, para quem precise de correção multifocal.
Qual a aparência de uma lente progressiva?
A lente é projetada assimetricamente, para acomodar o sistema no qual os olhos funcionam. Cada zona de distância procede gradualmente para a outra, sem interrupções.
- A metade superior da lente é usada para a visão ao longe, por exemplo, para ver uma paisagem ou estrada.
- A área central ajuda a ver numa distância intermediária, por exemplo, um computador ou o painel do carro.
- A parte inferior da lente é projetada para ver ao perto, por exemplo, para ler um livro ou usar o telemóvel.
- As áreas laterais são ligeiramente desfocadas ou distorcidas, devido à forma como são construídas, para garantir o funcionamento adequado das lentes progressivas. Chama-se a este fenómeno – distorção periférica.
Lembre-se que para ver por cada zona precisa apenas de inclinar levemente a cabeça, enquanto muda o foco para uma zona diferente da lente.
A quem se destinam as lentes progressivas?
As lentes progressivas corrigem a condição de visão, presbiopia. Esta condição está geralmente associada à idade, dificultando ver as coisas ao perto, como também outros erros de refração que o paciente possa ter (miopia, astigmatismo, etc.).
Esta condição requer óculos ou lentes de contacto com uma correção adicional, permitindo ver claramente em todas as distâncias. Assim, frequentemente, verá que a graduação para ver ao perto seja descrita como “adição” na prescrição.
Os óculos progressivos são um aprimoramento dos óculos bifocais, e assim, como os óculos trifocais, os progressivos (ou multifocais) fornecem uma correção para curtas, médias e longas distâncias. Já os bifocais não incluem o campo de distância média. Deste modo, as lentes progressivas são para quem, por exemplo, precise de uma lente para ler um livro, olhar para o ecrã do computador e ver o que está ao redor, com clareza, tudo na mesma lente.
Quais as vantagens das lentes progressivas?
Existem diversos benefícios em mudar para óculos progressivos/multifocais:
- Com apenas um par de óculos, tem todos os problemas resolvidos, por fornecem correção para várias distâncias;
- Não há linhas fortes e visíveis a separar as zonas óticas;
- Não notará que uma imagem muda abruptamente de forma/posição quando vista de uma zona ótica diferente;
- Consegue aprimorar as lentes, com filtro de bloqueio de luz azul, tratamento fotocromático ou transformá-las em lentes de óculos de sol, com coloração permanente;
- Existem diferentes categorias de lentes progressivas, consoante as suas necessidades.
O que ter em mente sobre as lentes progressivas
- Aprender como alternar entre as zonas óticas da lente acontece naturalmente, mas leva algum tempo para o cérebro se ajustar. Pode achá-los desconfortáveis no início, mas, com o passar do tempo, achará mais confortáveis do que óculos bifocais.
- As distorções periféricas são impercetíveis nas lentes progressivas. O olho e o cérebro adaptam-se a este fenómeno e assim aprendem a ver através de cada zona com eficiência, sem ser incomodado pelas distorções laterais.