Cientistas americanos apontam que a luz azul emanada pela televisão, computadores, tablets e smartphones quando em contacto prolongado com os olhos, causa danos à visão e pode acelerar a cegueira.
Embora a exposição a estas fontes seja menor, em comparação à luz recebida do sol, acabamos por utilizá-las por períodos prolongados e com maior proximidade dos nossos olhos.
Para que serve a luz azul?
A luz azul é essencial para a regulação do nosso ritmo circadiano. Isto é, os inúmeros “relógios” do nosso corpo que ditam os tempos do seu funcionamento.
Assim, uma das funções mais importantes é definir quando é que devemos dormir e quando é que devemos estar acordados. Ao passo que nos deixa mais focados, equilibra o nosso humor, melhora a nossa memória e o funcionamento cognitivo.
Qual o impacto da luz azul nos olhos?
Os nossos olhos não são capazes de impedir o contacto da luz azul com a retina. Visto que os efeitos são cumulativos, passar muito tempo seguido em frente a um ecrã resulta num efeito prejudicial à saúde ocular.
Estudos indicam que uma exposição elevada a esta luz pode provocar olhos irritados e com dificuldade em focar, danos nas células da retina e o aumento do risco da formação de cataratas.
Contudo, o desconforto que sentimos após várias horas ao computador pode ser uma causa da fadiga ocular digital e do olho seco, dado que quando olhamos para os ecrãs tendemos a pestanejar com menor frequência.
Qual o impacto nos olhos das crianças?
Alguns estudos apontam a hipótese de a luz azul ser mais prejudicial para a saúde ocular das crianças do que é para a dos adultos.
Isto sucede-se devido a que, na infância as lentes dos seus olhos não são tão eficazes a absorver e a impedir que a luz azul dos dispositivos eletrónicos chegue à retina. No entanto, é ainda necessário adquirir mais estudos e conhecimentos sobre o tema.
O filtro para a luz azul protege os olhos?
Nos dias de hoje, muitos óculos contam com um filtro para proteger os olhos da luz azul, integrado nas lentes. Contudo, não são recomendados dado que os seus benefícios à saúde ocular não foram completamente comprovados.
Em contrapartida, os óculos com lentes antirreflexo poderão ser uma boa opção, visto que reduzem o brilho, aumentam o contraste e bloqueiam a luz azul do sol e dos aparelhos digitais.
Hábitos para diminuir o impacto da luz azul nos olhos:
- Reduza o tempo de exposição a ecrãs de smartphones, computadores, tablets e televisões, optando por pausas frequentes.
- Cumpra uma distância de segurança do ecrã: cerca do comprimento do seu braço esticado.
- Reposicione o computador de forma que olhe ligeiramente para baixo quando o utiliza.
- Utilize lágrimas artificiais para antecipar que os olhos fiquem secos.
- Ative o filtro de luz azul no telemóvel e noutros dispositivos eletrónicos que possuam essa funcionalidade.
- Adote a regra 20-20-20: a cada 20 minutos olhe para um objeto a cerca de 6 metros durante 20 segundos.
- Fale com o seu médico sobre as melhores medidas para proteger os seus olhos contra impacto da luz azul nos olhos.
O balcão dos Óculos ajuda-o a perceber a situação e quais os melhores tratamentos, se for o caso. Visite o nosso site ou uma loja física e ajudamo-lo com o que precisar!