fbpx

Balcão dos Óculos

Heterocromia: Um olho de cada cor

Sabe porque é que existem pessoas com um olho de cada cor? Pois têm uma condição chamada de heterocromia, resulta no excesso ou falta de melanina.

Não se trata de uma questão estética, mas sim de uma condição visual, condição essa que está dependente de um pigmento chamado melanina.

O que é a heterocromia?

É uma anomalia genética rara, que afeta quase 1% da população mundial. Pode ser herdada geneticamente ou adquirida por doenças ou síndromes pouco conhecidas, como por exemplo, a síndrome de Waardenburg, síndrome de Horner e doença de Bourneville.

A heterocromia surge em bebé, ao nascer, a não ser que seja desenvolvida através de uma determinada patologia. Mas geralmente não é uma doença ou condição preocupante.

O que provoca?

A melanina é a grande responsável pel cor dos nossos olhos. O que está por detrás da nossa cor de olhos, está dentro de cada uma das nossas células, bem lá no núcleo.

O que é que fica dentro do núcleo? O ADN, que é mesmo importante, pois é nele que estão armazenados todos os genes responsáveis por todas as nossas características. Ou seja, é lá que temos os genes que ditam a nossa cor do cabelo, o tamanho do nosso nariz, o formato das nossas mãos, inclusive, a cor dos nossos olhos.

O nosso ADN vem do nosso pai e da nossa mãe e é por esse motivo que pais e filhos têm características muito parecidas. Ainda assim, mesmo que o seu ADN seja proveniente dos seus pais, a cor dos seus olhos pode ser diferente, uma vez que o fator decisivo é a quantidade de melanina produzida. Quanto mais melanina produzimos, mais escura é a cor do nosso olho! Já a nuance de tons no mesmo olho ou em cada um dos olhos, deve-se à produção de quantidades diferentes de melanina, causada por mutações na íris.

Os tipos e origens da heterocromia

A heterocromia pode ser classificada quanto ao seu tipo e à sua origem:

  • A heterocromia setorial distingue-se por apresentar mais que uma cor no mesmo olho.
  • A heterocromia completa apresenta um olho de cada cor.
  • A heterocromia congênita, acontece quando é fruto da origem genética.
  • A heterocromia adquirida, pode ser originária de uma síndrome ou de determinada doença.

Garanta que a saúde dos seus olhos está em primeiro lugar com a equipa Balcão dos Óculos.

Partilhar:

Artigos Relacionados