fbpx

Balcão dos Óculos

Escolher Óculos para Crianças

Na hora de escolher os óculos para crianças, deve ter em conta que por norma não param quietas, tornando-se fundamental a escolha do par de óculos ideal para a criança.

O que ter em atenção na hora de escolher os óculos para crianças

Primeiramente deve levar a criança a uma consulta de Optometria Pediátrica, a especialidade que deteta, analisa e trata problemas visuais das criança e dos adolescentes.

Posteriormente à consulta chega a altura de escolher os óculos. Juntamente aos dados médicos diagnosticados pelo optometrista, que ditará a graduação da lente dos óculos, deve ter conhecimento das armações mais adequadas e menos adequadas para as crianças.

Abaixo apresentamos algumas dicas para o ajudar a escolher os melhores óculos para a sua criança.

Armação ideal para as crianças

A armação de aro fechado garante uma elevada proteção para os olhos da criança, uma vez que envolve todo o contorno das lentes. É umas das mais difíceis de encontrar, pois, o nariz das crianças ainda não está completamente desenvolvido e é importante que o apoio nasal seja adequado.

O melhor material para a armação das crianças:

  • Silicone: deve ser ajustável e flexível, mas não demais – recomendado para crianças até aos 12 anos.
  • Grilamind: material bastante flexível e não magoa caso caiam.
  • Resina Morfa Termoplástica: material mais flexível nas hastes e bastante resistente.

A melhor lente para crianças:

Para crianças com graduação até 4 graus de miopia ou hipermetria com 2 de astigmatismo, as mais aconselháveis são as lentes de Trivex e as de Policarbonato.

  • Policarbonato: lentes mais finas, de material leve e resistente, com o índice de refração alto
  • Trivex: material menos leve, resistentes e com um índice de refração mais baixo, em relação às de policarbonato

Direcionadas para as crianças que tenham mais de 4 graus de graduação estão as lentes de Resina.

  • Resina: material mais resistente, leve e esteticamente mais bonitos e confortável no rosto da criança, com um alto índice de refração

Armações a não usar em crianças

  • Acetato: sobretudo comporto por materiais pesados e muitas vezes não conta com o apoio de plaquetas, provocando o desalinhamento do campo de visão e o constante movimento dos óculos no nariz.
  • Três peças: ao possuir diferentes peças torna-se desconfortável e de difícil manuseio, visto que a probabilidade de se partirem é maior, devido às hastes ou à ponte se desencaixarem facilmente.
  • Meio aro: eventualmente se a criança entortar os óculos ou fizer mais força nos mesmos, há um grande risco de as lentes saírem.

Desta forma fique atento aos olhos e reclamações da criança e mantenha as visitas ao oftalmologista, frequentes. Visite uma loja Balcão dos Óculos para uma consulta de Optometria.

Partilhar:

Artigos Relacionados