fbpx

Balcão dos Óculos

A Falta de Proteção dos Olhos

O verão está a acabar, mas o sol ainda se faz muito presente e as consequências da falta de proteção dos olhos podem originar doenças como a catarata precoce, a lesão da mácula da retina e até a cegueira podem ser desenvolvidas na infância a partir de uma exposição solar intensa, sem proteção ocular. Assim lembre-se, que o cuidado deve começar desde a infância.

Muitos pediatras e oftalmologistas afirmam que proteger os olhos das crianças dos raios UV, desde cedo, é o caminho ideal para evitar problemas na idade adulta. Em conjunto com a Transitions Optical, Dra. Marcia Beatriz Tartarella, médica oftalmologista, elaborou algumas dicas práticas para as estações ensolaradas do ano:

Dicas para a acabar com falta de proteção dos olhos:

  1. Opte por óculos com lentes de proteção UV. Esta dica serve igualmente para as crianças, existindo armações exclusivas para os mais pequenos.
  2. Mesmo ao utilizar óculos escuros, não dispense o uso de chapéus ou bonés. Estes protegem igualmente a cara e os olhos da radiação ultravioleta.
  3. Não é apenas na praia ou na piscina que é fundamental o uso de óculos com lentes de proteção contra os raios UV., pois queimaduras nos olhos podem surgir após atividades ao ar livre. Ao sinal da primeira vermelhidão, lacrimejar e dor, faça compressas com água filtrada ou soro fisiológico gelado. Caso os sintomas persistam, procure um oftalmologista.
  4. Para aqueles que já utilizam óculos graduados, uma das opções é colocar lentes fotossensíveis na armação, uma vez que escurecem assim que entram em contacto com os raios UV, proporcionando maior conforto e proteção.
  5. Uma alimentação saudável, com bastante vitamina A e C, auxilia na saúde dos olhos. Assim, inclua cenouras, ovos e verduras verdes nas refeições.

Lembre-se, é essencial que mantenha os cuidados com os seus olhos, não apenas durante a exposição intensa ao sol. Os raios UV estão presentes ao longo do ano com maior ou menor intensidade. Opte por armações com lentes fotossensíveis, uma vez que mesmo em dias que o sol está entre nuvens, as radiações continuam a ser prejudiciais.

Partilhar:

Artigos Relacionados