Este fenómeno acontece, pois muitos trabalhadores, e até mesmo empresas, não estão cientes dos riscos causados pela falta de proteção ocular adequada.
Inúmeros profissionais estão constantemente em contacto com substâncias de elevado risco para os seus olhos como pó, vapores, vidro, aço, solda, sólidos perfurantes e produtos químicos. Os efeitos nocivos destas substâncias podem ser evitados com o simples uso de óculos de proteção adequado.
Assim, algumas profissões que requerem o uso de proteção ocular são a construção civil e a indústria de uma forma geral (incluindo mineração, indústria cerâmica, indústria têxtil, etc.).
Modelo tradicional ou com haste
Esse é considerado um dos modelos mais comuns de óculos de proteção e oferece diversos tipos de tratamentos e lentes. As variações das cores estão relacionadas com a intensidade luminosa que o trabalhador suportará durante o uso:
- Lentes escuras: são para ambientes com alta luminosidade, assim como em céu aberto;
- Lentes amarelas ou incolores: são para locais com baixa ou pouca iluminação.
Este tipo de óculos de proteção são, também, uma excelente forma de filtração dos raios UVA, UVB e UVC. E revestimentos específicos para não riscar ou embaciar.
Modelo de ampla visão
Já no modelo de ampla visão, os óculos de proteção contam com uma lente única, que oferece visão completa e panorâmica para o profissional. Essencial em tarefas executadas em ambientes com pó e partículas em suspensão, devido à sua boa vedação de silicone.
A sua aplicação é mais usual em espaços de obras, setores de usina e madeira, campos de demolição ou perfuração, além de serrarias e locais com fragmentos.
Óculos de proteção com sobreposição
Existem profissionais que requerem óculos com graduação, conforme o problema oftalmológico. Assim, os óculos de sobreposição foram desenvolvidos.
Este é utilizado de forma sobreposta aos óculos comuns do profissional, trabalhando em conjunto para proteger e apoiar na sua visão. Contudo, para uma utilização correta, existem alguns pontos de atenção, como:
- Garantir um espaço adequado entre os óculos – mantendo uma área correta de cobertura, concedendo boa visibilidade;
- Cumprir uma curvatura lateral para melhorar a aderência e capacidade visual;
- Possibilitar a existência de fendas ou entradas para ventilação, otimizando o seu uso.
Óculos de proteção com grau
Os óculos de proteção com graduação são considerados uma opção ideal para os profissionais que demandam uma correção visual e atuam em áreas de risco. Assim, para os trabalhadores que não se adaptaram ao modelo de sobreposição, este tipo de óculos de proteção opera nos dois sentidos. Ao corrigir a visão e oferecendo proteção contra partículas volantes de produtos químicos durante a execução do trabalho, é assim possível manter o conforto e segurança ideais no ambiente de trabalho.